top banner

A Marca

Identidade visual do evento e concepção da logomarca


Belém, designada 'cidade criativa da UNESCO' em 2015, é a capital do estado do Pará, situado na região Norte do país, pertencendo à mesorregião metropolitana de Belém e à microrregião homônima. É uma das maiores cidades da Região Norte, com 1,5 milhão de habitantes. Fundada em 1616, a cidade surgiu pela importância estratégica com a construção do Forte do Presépio na margem da baía do Guajará, e cresceu graças à economia da borracha durante o período da Belle Époque, cuja influência pode ser percebida na arquitetura dos prédios do centro histórico. A cidade conta com uma paisagem natural já adjetivada como única e que ainda é pouco conhecida.

O maior símbolo da cidade é o Mercado do Ver-O-Peso que tem 388 anos de idade, e condensa cores e sabores da região – lá é possível experimentar frutas regionais, como o bacuri, o cupuaçu e o açaí, que é servido na tradição paraense: com farinha e peixe frito. O turista também pode entrar em contato com as superstições amazônicas no setor dos vendedores de ervas, homens e mulheres que receberam a tradição oral do preparo de banhos e infusões que, segundo a crença popular, podem atrair sorte, saúde, dinheiro e alegria no amor.

Belém mistura a tradição bucólica que conquistou o poeta Mário de Andrade e a modernidade frenética das luzes e ritmos das festas de aparelhagens que tem conquistado o Brasil e o mundo. Neste sentido, e considerando ainda a cultura indígena e os traços da cerâmica Marajoara, a logomarca do XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia for concebida pelas mãos do artista Rodrigo Garvão que é docente da Universidade Federal Rural da Amazônia (campus de Tomé Açu). A concepção artística uniu os traços dos índios nas linhas que configuram o peixe da imagem, o sol rosado das tardes de Belém ao fundo e a silhueta do mercado do Ver-o-Peso. Nas linhas sinuosas em caqui e azul estão retratadas as cores das águas do estuário Guajará e do Oceano Atlântico, respectivamente, fechando o tema do evento - .. do Rio ao Mar.

O design gráfico da logomarca foi realizado pelo Biólogo Ítalo Lutz que concebeu o layout final da marca.


Figura 1: Logomarca do XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, a ser realizado em Belém (PA) de 27 a 31 de janeiro de 2019. Design artístico: Rodrigo Garvão; Design gráfico: Ítalo Lutz.

Figura 2: Designer gráfico: Ítalo Lutz.
lattes

Figura 3: Designer original da marca: Rodrigo Garvão.
lattes